quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Gordon Brown: corte de 30%

y cop 15 m

Primeiro-Ministro britânico convida UE para lançar as cartas na mesa.

Embora o Ministro do Ambiente sueco, Andreas Carlgren, que detém atualmente a presidência rotativa da União Européia, tenha afirmado que a união não iria revelar os cortes das emissões até o último momento, o primeiro ministro britânico Gordon Brown rompe o silêncio.

“Não basta dizer ‘Eu posso fazer isso, eu poderia fazer isso, talvez eu vá fazer isso’. Eu quero criar uma situação em que a União Européia esteja persuadida a chegar a 30 por cento”, diz Gordon Brown ao The Guardian.

“Nós temos que fazer os países reconhecerem, que eles têm de ser tão ambiciosos como dizem que querem ser “, acrescentou.

Até agora, a UE se comprometeu a reduzir as emissões para 20 por cento abaixo dos níveis de 1990 até 2020 e aumenatar esse corte para 30 por cento, se houver um acordo “ambicioso” em Copenhague.
Antes do início da conferência sobre mudança climática, em Copenhague, o Comissário do Ambiente da União Européia, Stavros Dimas, instou a Europa a dar um bom exemplo ao concordar em reduzir as emissões em 30 por cento dos níveis de 1990.

(Referência: Rie Jerichow )

Nenhum comentário: