quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Agência meteorológica da ONU: década mais quente já registrada

Esta década tem sido provavelmente a mais quente no registro histórico e 2009 provavelmente acabará como um dos anos mais quentes, anunciou a agência meteorológica da ONU nesta terça-feira no segundo dia da conferência em Copenhague.

Em algumas áreas – em partes da África, da Ásia Central – este será provavelmente o ano mais quente, mas 2009 em geral “é provável que seja sobre o quinto ano mais quente já registrado”, disse Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial.

A década 2000-2009 “é muito provável que seja a mais quente já registrada, mais quente que os anos 1990 e 1980 e assim por diante”, disse Jarraud.

Os dados foram divulgados no momento em que negociadores trabalham para criar um acordo global que deve acelerar os esforços para travar as mudanças climáticas.

A União Européia comprometeu-se a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 20 por cento em 2020, em comparação com 1990, e que está considerando aumentar para 30 por cento, se outros governos também aumentarem suas metas. Os líderes do governo terão uma oportunidade de fazer tal movimento em uma cúpula da UE nesta quinta-feira e sexta-feira em Bruxelas.

Na segunda-feira, quando abriu a conferência do clima, a administração Obama deu um impulso nas negociações, ao anunciar as medidas que poderiam levar a novas emissões E.U. controles que não exigem a aprovação do Congresso E.U..

AmbienteBrasil

Nenhum comentário: