quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bangladesh lidera a Índice de Risco Global do Clima

Nenhum país desenvolvido está na lista top 20 dos países  mais afetadas por eventos climáticos extremos.
600.000 pessoas morreram em conseqüência direta de mais de 11.000 eventos climáticos extremos 1990-2008, mostra o Índice de Risco Global do Clima – 2010O relatório do clima desenvolvimento pela organização Germanwatch foi liberada na terça-feira na conferência da ONU sobre mudanças climáticas em Copenhague, na Dinamarca.

De acordo com o índice, Bangladesh é o país mais afetado com as catástrofes naturais reivindicando 8.241 vidas e causando danos materiais no valor de 2,18 bilhões de dólares por ano, em média.

Myanmar, Honduras, Vietnã, Nicarágua, Haiti, Índia, República Dominicana, Filipinas e China são outros países, entre os dez primeiros do índice de 2010, com base nos dados disponibilizados pela maior companhia de resseguros do mundo, Munich Re.

Na lista de top 20 dos países afetados, há apenas quatro países desenvolvidos: Itália, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

“É realmente difícil fazer um índice de risco climático. Apenas o número de mortos em desastres naturais e as perdas de propriedades foram contadas para fazer este relatório… Mas milhões de pessoas, que sobreviveram a eventos climáticos extremos e que estão sofrendo em todo o globo , não foram tidas em conta “, diz o Dr. Saleemul Haq, chefe do núcleo de mudança climática do Instituto Internacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento, de acordo com o Daily Star.

Ele acrescentou que algumas nações Africanas, poderiam fazer parte da lista se as pessoas sobreviventes tinham sido computadas.

AmbienteBrasil

Nenhum comentário: