quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EPA e COP 15 em sintonia

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), rotulou o dióxido de carbono como uma ameaça a saúde humana. Isto abre caminho para uma regulamentação, caso a proposta no Congresso falhe.

Coincidindo com o início da conferência da ONU sobre mudanças climáticas em Copenhague, o órgão norte americano abriu uma nova porta para a legislação que poderá reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. A EPA (Environmental Protection Agency) conclui que o dióxido de carbono e cinco outros gases do efeito estufa são uma ameaça à saúde pública. Como tal, as seis substâncias podem ser objeto de regulamentação no âmbito do “Clean Air Act”.

“Isso é muito significativo no sentido de que se (…) o Senado não aprovar a legislação (sobre as emissões), então o governo terá autoridade para regulamentar”, disse Yvo de Boer, chefe do secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), de acordo com a Reuters.


Apresentando o anúncio feito segunda-feira, Lisa Jackson da EPA disse que a agência está “agora autorizada e obrigada a fazer esforços razoáveis” para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, mas ela também enfatizou que a agência de forma alguma, está sugerindo que as alterações propostas ao projeto de lei sobre clima no Congresso sejam agora redundante.

“Eu não quero que ninguém saia daqui acreditando que seja um ou outro”, disse Jackson segundo a AFP.

“Esta é uma mensagem clara para Copenhague dos compromissos da administração de Obama para enfrentar a mudança climática global. A mensagem ao Congresso é absolutamente clara: mexam-se “, disse o Senador John Kerry, segundo a AP.

Na nota da EPA,o prota voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse aos jornalistas que Obama “ainda acredita que a melhor maneira de avançar é através do processo legislativo”.

Segundo a AP, Gibbs sugeriu que o do anúncio da EPA na data da abertura da conferência sobre mudança climática da ONU em Copenhague foi coincidência.

AmbienteBrasil

Nenhum comentário: