quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Que “Climategate”?

A Grosso modo Rajendra Pachauri, líder do  IPCC, defende seus colegas ingleses cujos  e-mails forjados deram início a um grande debate sobre a credibilidade da linha principal das ciências climáticas.

A falsificação de e-mails de um Centro de Pesquisas Britânico líder em mudanças climáticas é um “ato terrível e ilegal”, de acordo com  Rajendra Pachauri,  líder do  IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas)  advertindo as negociações da ONU sobre o clima.

“Eu acho que isso é um ato ilegal. O único aspecto que deve ser lidado levando em consideração essa ocorrência, é achar quem está por trás disso,” Mr. Pachauri disse a uma conferencia da imprensa de acordo com o  AFP.

Os e-mails foram  forjados de computadores da Universidade East Anglia. Alguns dos e-mails parecem refletir tentativas de cientistas que seguem a linha de pensamento comum, para bloquear publicações de artigos de cientistas com diferentes opiniões. O caso foi nomeado pela mídia como “Climategate”. Isto é uma frase enganosa de acordo com  Rajendra Pachauri:

“Só podemos supor que aqueles que realizaram esse ato, o fizeram com a clara intençao de influenciar o processo em Copenhague– mas, barrando poucas vozes isoladas, as pessoas aqui estão totalmente convencidas da solidez dos dados encontrados no relatório do IPCC.”

O secretario da ONU, Ban Ki-moon concordou: “Nada que foi divulgado ao público como resultado do recente forjamento de e-mails, colocou dúvidas na mensagem básica científica das mudanças climáticas, e essa mensagem é muito clara – o clima está mudando muito, mais rapidamente do que nos achávamos e nós humanos somos a causa principal,”  alegou Ban Ki-moon, de acordo com o Reuters.

AmbienteBrasil

Nenhum comentário: