quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Nove países da UE prometem a construção da rede de energia eólica em alto mar

Projeto europeu deveá atender a demanda dos produtores de energia eólica, que reclamam de poucas ligações entre os países e as centrais de energia eólica.

Nove países europeus prometeram nesta segunda-feira, construir mais ligações entre as estações de energia eólica no Mar do Norte e da Irlandês, o que poderia ajudá-los a aumentar a produção de energia renovável.
Produtores de energia eólica se queixam de que há poucas ligações entre os países e permitir que as centrais possam conduzir rapidamente sua produção quando necessário. Executivos da UE também pediram uma rede de distribuição de energia mais elaborada, por toda Europa para assim garantir o fornecimento de energia e evitar apagões.

Ministros da Energia da Grã-Bretanha, Alemanha, França, Holanda, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Irlanda e Luxemburgo prometeram desenvolver uma nova rede de energia em alto mar para conectar a eletricidade produzida nos parques eólicos em alto mar.

A União Europeia tem o objetivo de gerar um quinto de toda a sua energia de fontes renováveis até 2020 para reduzir a dependência da importação de petróleo e gás, e para cumprir os objetivos das mudanças climáticas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

A energia eólica provavelmente irá desempenhar o papel principal. A European Wind Energy Association diz que o vento poderia gerar até 16 por cento de toda a energia da UE – ou um terço de toda a eletricidade – até 2020, se os governos ajudar a financiar os produtores de energia eólica e as redes de distribuição de energia.

Parques eólicos em alto mar utilizam turbinas maiores e mais potentes plantada no fundo do mar e podem gerar em torno de um terço a mais de potência do que parques em terra. Porem, são também muito mais caros de construir e manter.

AmbienteBrasil

Nenhum comentário: