sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Hora de Acordar para combater as mudanças climáticas

Por Redação Akatu 


Mobilização mundial da campanha TicTacTicTac, em 21 de setembro, promete despertar os líderes mundiais a agir contra o aquecimento global.

“O mundo está caminhando como um sonâmbulo para uma crise de proporções épicas. Ajude a tocar o despertador na Hora de Acordar”. Essa é a convocação da campanha mundial TckTckTck — que no Brasil leva o nome de TicTacTicTac — para a mobilização Hora de Acordar, no dia 21 de setembro.

Nesse dia, milhares de eventos por todo o planeta serão documentados em vídeos e fotos, que serão reunidos para compor uma espécie de “abaixo-assinado” global. Esse documento será entregue aos representantes dos países presentes ao encontro sobre mudanças climáticas na Organização das Nações Unidas, no dia 22 de setembro, e na cúpula econômica do G20 (os vinte países mais ricos do mundo, entre eles o Brasil) nos dias 24 e 25 de setembro.

Os eventos podem ser convocados por qualquer cidadão, em qualquer lugar do planeta. De acordo com os organizadores da TicTacTicTac, várias ações podem ser feitas, como:

    * Reunir assinaturas para a campanha TicTacTicTac, incentivando as pessoas a se registrar no site brasileiro da campanha, que pode ser acessado em http://www.tictactictac.org.br/.

    * Convocar flash mobs, ou mobilizações instantâneas, chamando a atenção das pessoas para o tema Hora de Acordar

    * Reunir as pessoas para fazer barulho, com buzinas e alarmes, documentando tudo em vídeo e fotos e enviando para o site mundial do Hora de Acordar

Para cadastrar seu evento ou ver onde haverá mobilizações, em qualquer parte do mundo, clique em http://www.avaaz.org/po/sept21_hosts.

Quem entende inglês pode baixar aqui - http://tcktcktck.org/partners/partner-kits/global-wakeup-cal

O folheto Global Wake-up Call Toolkit (kit de ferramentas Hora de Acordar), que detalha como as manifestações podem ser organizadas e realizadas. Outro kit de informações para a mobilização, também em inglês, pode ser visto em http://www.avaaz.org/en/sept21_toolkit/.

(Envolverde/Instituto Akatu)

Nenhum comentário: