segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Gases estufa atingem maior nível já registrado

Relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indica que, nos últimos 25 anos, concentração de CO2 subiu 37%.

As missões de gases estufa, responsáveis pelo aquecimento global, continuam a crescer e as concentrações de dióxido de carbono (CO2), em 2007, atingiram os maiores níveis já registrados, de acordo com um relatório da Organização Metereológica Mundial das Nações Unidas (OMM).

No “Boletim dos Gases Estufa” de 2007, a Organização aponta que, em um ano, as concentrações de CO2 cresceram 0,5%, enquanto os níveis de óxido nitroso, outra substância que provoca o aquecimento global, também registraram elavações recordes em 2006.

Nos últimos 25 anos, os níveis de dióxido de carbono aumentaram 37%, por conta do crescimento da população, do desmatamento e da queima des combustíveis fósseis como carvão e petróleo. Quanto aos níveis de metano, outro gás estufa, a OMM afirma que ainda é cedo para julgar se existe uma tendência de crescimento, já que os níveis de concentração apresentaram flutuações na última década.

Por outro lado, a concentração de clorofluorcarnonetos (CFCs), gases que destróem a camada de ozônio, continua a cair, graças à redussão nas emissões estabelecida no Protocolo de Montreal da ONU, em 1989.

Outros dados, liberados pela CarboAfrica – projeto conjunto de 15 instituições, incluindo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) - mostram que a as florestas e savanas africanas capturam, através da fotossíntese, quantidades maiores de dióxido de carbono do que as emitidas com queimadas e desmatamentos.


Fonte: Envolverde/ONU-Brasil

Nenhum comentário: