quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Propostas para supercomputador

Funcate divulga edital para aquisição, pela Finep e FAPESP, do supercomputador que será utilizado para modelagem das mudanças climáticas globais. Prazo para envio das propostas termina no dia 13 de novembro.

O novo sistema de supercomputação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) será adquirido por meio de concorrência internacional, de acordo com as normas descritas no edital que acaba de ser publicado no site da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate).

O prazo para o envio das propostas é 13 de novembro. A licitação tem por objeto a contratação de empresa para o fornecimento de um sistema composto de supercomputador, rede de comunicações de propósito geral e sistema de armazenamento para o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Inpe, incluindo sua instalação, treinamento de pessoal e documentação.

O sistema, lançado em julho, é financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e pela FAPESP, que investirão R$ 35 milhões e R$ 15 milhões no projeto, respectivamente.

A Funcate é responsável pela administração do projeto de aquisição do sistema.
A expectativa é que o aporte conjunto de recursos do MCT e da FAPESP permita que o Brasil abrigue um dos seis maiores centros mundiais de previsão numérica de tempo e clima e de modelagem de mudanças climáticas globais. O novo sistema de supercomputação será utilizado nas atividades do Inpe em previsão de tempo, clima e mudanças globais.

Será usado também por pesquisadores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas do MCT e do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.
A capacidade de processamento do novo supercomputador será 50 vezes maior do que o Inpe dispõe hoje, o que permitirá a elaboração de cenários de mudanças climáticas globais de alta resolução espacial para os próximos séculos e projeções sobre extremos climáticos para a América do Sul.

O novo sistema, que será instalado em Cachoeira Paulista (SP), será compartilhado ainda entre o Cptec e o novo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Inpe, que se encarregará das pesquisas sobre mudanças climáticas, gerando cenários futuros para apoiar estudos de impactos e vulnerabilidade e subsidiando a elaboração de políticas públicas sobre adaptação e mitigação.


Mais informações sobre o edital: http://www.funcate.org.br:8080/Funcate/licitacao.htm

Crédito da imagem:Nasa
Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: