terça-feira, 16 de setembro de 2008

As crianças estão preocupadas com o futuro do planeta


Pesquisa da revista Recreio aponta que a consciência ecológica tem sido incorporada à vida das crianças desde cedo em casa e na escola

Por Thays Prado

A pesquisa Planeta Terra, realizada pela revista Recreio, com 300 leitores de 7 a 12 anos e 178 professores – 71% deles de escolas públicas – mostrou que as crianças estão mais envolvidas com o tema da Ecologia.



Foram colhidas respostas espontâneas em duas etapas: no site da publicação, que possui majoritariamente leitores de classe AB, e no site da revista Nova Escola, com o objetivo de verificar a atuação dos professores para a formação da consciência ambiental das crianças.

Os resultados comprovam que, de fato, a escola é essencial para isso: 48% dos alunos têm contato com o assunto por meio de aulas e trabalhos relacionados a meio ambiente, quase sempre, e 46% o fazem pelo menos de vez em quando. A maioria dos professores – 59% – declara que discute sustentabilidade e ecologia freqüentemente em sala de aula, apenas 4% não abordam o tema e 80% consideram a discussão fundamental.

Os pais também exercem papel importante no engajamento dos filhos, o que pode ser percebido com 91% de respostas afirmativas das crianças quanto a economizar água e energia em casa.

No entanto, nem sempre a consciência ecológica se traduz em ações práticas. Enquanto 99% das crianças afirmam que querem saber mais sobre o planeta e como cuidar dele e 84% consideram a reciclagem do lixo muito importante, somente 16% fazem separação dos resíduos em casa e apenas 1% evita usar sacolas plásticas.

Entre as ações ecologicamente corretas apontadas como mais praticadas pelos pequenos estão a manutenção dos lugares limpos, a economia de água e o plantio de semente.

De 10 de setembro a 12 de fevereiro do ano que vem, a revista Recreio, toda semana, traz um fascículo da enciclopédia de ecologia Planeta Terra, com 256 páginas e em papel reciclado, que mostra as mudanças que tem ocorrido no mundo por intervenção humana.

(Planeta Sustentável)

Nenhum comentário: