sexta-feira, 30 de maio de 2008

Nova etapa de discussão sobre clima será realizada em junho

A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma Krug, participa de 4 a 13 de junho, em Bonn, na Alemanha, da 28ª reunião do Órgão Subsidiário de Assessoramento Científico e Tecnológico (SBSTA) e de Sessão do Órgão Subsidiário de Implementação (SBI) da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima. Os encontros fazem parte do processo de negociação de políticas para a proteção climática no período pós-2012, quando se encerra a primeira fase de compromissos do Protocolo de Quioto.

São esperadas cerca de 2 mil pessoas para as reuniões, entre representantes de governos, do setor privado, de organizações não-governamentais e de institutos de pesquisa. Serão discutidos temas como adaptação, financiamento e transferência de tecnologia. Também serão avaliadas as ferramentas disponíveis para que os países desenvolvidos reduzam suas emissões no futuro, bem como discutidas as reduções das emissões por desmatamento e a situação atual dos países em desenvolvimento.

De acordo com o acertado na 13ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-13), em dezembro passado, em Bali, os países signatários possuem até 2009 para fechar as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa que serão cumpridas pelos países a partir de 2012.


(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: