sexta-feira, 30 de maio de 2008

MCT apóia programas de biocombustíveis e mudanças climáticas na Amazônia


Por Deográcia Pinto

O secretário-Executivo, Luiz Elias, e o secretário estadual, José Aldemir discutiram projetos para as áreas de biocombustíveis e mudanças climáticas
O secretário-Executivo, Luiz Elias, e o secretário estadual, José Aldemir discutiram projetos para as áreas de biocombustíveis e mudanças climáticas

Ampliação dos programas de biocombustíveis e de mudanças climáticas. Estes foram os assuntos tratados pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Aldemir de Oliveira e o secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (Sexec/MCT), Luiz Antonio Rodrigues Elias, durante a reunião realizada nesta quinta-feira (29), em Brasília (DF).

De acordo com José Aldemir, o governo do estado está desenvolvendo um programa na área de mudanças climáticas, que está orçado em R$ 1.200 milhão. Ele espera que através de uma parceira, entre os governos federal e estadual, possa ser possível ampliar esses recursos.

José Aldemir também destacou as iniciativas desenvolvidas no Amazonas na área de biocombustíveis, que está desenvolvendo um programa para o setor orçado em R$ 1.500 milhão. "Esses dois programas são estratégicos para a Amazônia, especialmente para o estado. Nossa idéia é contar com o apoio do governo federal para desenvolver as ações", disse. O secretário ressalta que há um grande potencial no estado para a produção do combustível vegetal, tendo como matéria prima o dendê, que é específico da Amazônia, particularmente da Amazônia ocidental. "Em Manaus, temos o único banco de germoplasma de dendê do Brasil. Mas essa estação não atende à demanda por sementes dos vários projetos de produção que estão sendo implantados na Amazônia. Hoje, os recursos são voltados basicamente para a pesquisa e à inovação", explicou.

O secretário-Executivo, Luiz Antonio Rodrigues Elias, diz que o MCT está trabalhando para atender de forma conjunta toda a região norte, especialmente a Amazônia, por conta da sua biodiversidade. Segundo ele, todas as sugestões apresentadas pelo secretário estadual serão levadas em consideração. Luiz Elias adianta que o edital do programa de biocombustíveis já está pronto, aguardando apenas a execução pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

O segundo pedido voltado para mudanças climáticas também está sendo analisado, afirma Elias. "O MCT trabalhou diretamente com a Finep para estruturar o projeto e a possibilidade de apoio, por meio de um edital, que será voltado para questões que envolvam a problemática das mudanças no clima para todo o estado do Amazonas". disse.

Crédito da imagem: Ana Paula Andreolla - Ascom/MCT


(Envolverde/MCT)

Nenhum comentário: