sexta-feira, 30 de maio de 2008

A3P realiza palestras na Semana do Meio Ambiente

O Programa Agenda Ambiental na Administração (A3P) vem realizando palestras sobre gestão ambiental em órgãos do Governo Federal. A atividade faz parte do calendário de programação da A3P para a Semana do Meio Ambiente. A primeira palestra (dia 28) foi realizada numa conferência interna com a área de responsabilidade social do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). No mesmo dia o programa A3P foi apresentado aos servidores do Ministério da Fazenda, dentro da palestra do Programa de Coleta Seletiva.

A Coordenação da A3P também confirmou presença nas comemorações da Semana do Meio Ambiente promovida pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), que ocorrerá de 2 a 6 de junho, na sede do órgão, no Rio de Janeiro. Na abertura do evento será ministrada àquele público uma palestra sobre Educação Ambiental, com o objetivo de apresentar o programa A3P aos servidores do órgão e motivá-los ao engajamento no projeto. O mesmo ocorrerá nas comemorações da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Angra dos Reis e nas comemorações da Semana do Meio Ambiente do Ministério da Educação.

O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública foi criado em 2001 com o objetivo de sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. A proposta do Programa é difundir os princípios da gestão ambiental na Administração Pública, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

Em 2005 foi criada a Rede A3P, com a proposta de promover o intercâmbio técnico, difundir informações sobre temas relevantes à agenda, sistematizar dados e informações sobre o desempenho ambiental dos órgãos, incentivar e promover programas de formação e mudanças organizacionais, permitindo a troca de experiências. Hoje, cerca de 400 órgãos públicos participam da rede. Dentre os eixos técnicos do programa estão: licitações sustentáveis, uso racional de recursos e combate a todas as formas de desperdício, gestão ambiental de resíduos e capacitação continuada de gestores públicos.



(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: