quinta-feira, 10 de abril de 2008

NEJ/RS promove curso de Meteorologia para Jornalistas

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul promove, dia 26 de abril, pela manhã e tarde, na Fabico/Ufrgs, o curso "Meteorologia para Jornalistas", com o meteorologista Dr. Gustavo Escobar, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), de São Paulo, que virá a Porto Alegre especialmente para ministrar o curso.

O objetivo é a capacitação dos profissionais do jornalismo no entendimento geral do que é a meteorologia. A formação das chuvas, estações do ano, o que é frente fria, furacão, tornado, entre outros temas serão apresentados e explicados. O público alvo são jornalistas, profissionais de comunicação e estudantes de jornalismo. As vagas são em número limitado.

A inscrição custa R$ 50,00 e deve ser feita no Sindicato dos Jornalistas/RS, com antecedência para que o instrutor traga pronto o certificado do CPTEC/INPE. Profissionais e estudantes do interior podem se inscrever efetuando depósito na Conta do NEJ/RS: Banrisul, Agência 0020, cc 0600.8993-04. Enviar o comprovante, via fax, para o Sindicato, informando a inscrição. Enviar os dados pessoais, profissionais e os contatos para diretoria@nejrs.org.br.

"A crise ambiental do planeta e os graves problemas que o Brasil enfrenta nessa área exigem profissionais do jornalismo mais preparados, qualificados e comprometidos com a preservação do meio ambiente", diz o diretor de Relações Institucionais do NEJ/RS, Ulisses Almeida Nenê.

Ele destaca que o valor é acessível, ainda mais tendo em vista a qualidade do curso, correspondente ao valor solicitado pelo CPTEC/INPE para o ma terial que será distribuído e os certificados. O NEJ está cobrindo todas as demais despesas.


Curso: Meteorologia para Jornalistas

Instrutor: Dr. Gustavo Escobar

Local: Fabico/Ufrgs – R. Ramiro Barcelos, 2705 – Porto Alegre, RS.
Período: 26 de abril
Horário: 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Duração: 8 horas
Custo por aluno: R$ 50,00
Local das Inscrições: Sindicato dos Jornalistas do RS – R. dos Andradas, 1270/133, 13º. andar



Conteúdo programático:

Meteorologia e Ciência
Linguagem - Tempo vs. Clima,
Tromba d'água, Tornado, Ciclone, Furacão, etc
Sistemas Meteorológicos
Previsão de Tempo e Clima (Ferramentas, Dificuldades, Utilidades)
Mudanças globais e Educação pela mídia

(Envolverde/Ecoagência)

Nenhum comentário: