sexta-feira, 11 de abril de 2008

Brasil e Panamá firmam memorando de cooperação na área ambiental

A ministra Marina Silva assinou nesta quinta-feira (10), com a ministra do Meio Ambiente do Panamá, Ligia Castro de Doens, um memorando de entendimento para um programa de cooperação entre os dois países na na área ambiental. Os maiores interesses do Panamá são as experiências brasileiras nas áreas de gestão de recursos hídricos, educação ambiental, atividades sustentáveis em áreas protegidas e contenção do desmatamento. O Brasil, por sua vez, quer conhecer com mais profundidade a experiência panamenha de conversão da dívida externa em investimentos na área ambiental.

Brasil e Panamá, apesar das dimensões opostas, vivenciam, segundo as duas ministras, situações semelhantes: experimentam um bom momento de crescimento econômico mas ainda convivem com a extrema pobreza. No Panamá, essa situação atinge especialmente as populações indígenas que vivem em áreas protegidas, e por isso o país está especialmente interessado nas experiências brasileiras com as reservas extrativistas e outros programas que estimulem a prática de atividades econômicas sustentáveis por comunidades tradicionais.

"Nós priorizamos a cooperação entre países em desenvolvimento exatamente pela sua identidade social e cultural", defendeu Marina Silva.

O primeiro item da agenda de cooperação, a ser executado de imediato, é o treinamento de gestores ambientais do Panamá em cursos sobre fiscalização e legislação, a serem ministrados por técnicos do Ibama. Marina Silva assumiu o compromisso de articular os empresários brasileiros comprometidos com a responsabilidade socioambiental para que eles mobilizem seus pares e desenvolvam um movimento semelhante no Panamá. (Fonte: MMA)

Nenhum comentário: