domingo, 9 de dezembro de 2007

Alemanha: Greenpeace ergue urso polar de gelo de 15 toneladas

A organização ambientalista Greenpeace ergueu nesta sexta-feira (07) uma enorme escultura de gelo em frente ao Portão de Brandeburgo, que o artista alemão Christian Funk talhará até sábado (08) com a forma de um urso polar de 15 toneladas, para denunciar as conseqüências do aquecimento global.

A escultura de mais de quatro metros de altura, adotada como símbolo dos espécies animais ameaçadas pela mudança climática, será o ponto alto no sábado da manifestação convocada pelas principais organizações ambientalistas.

A criação de Funk quer pedir aos participantes da conferência climática das Nações Unidas, realizada em Bali (Indonésia), para adotar "medidas vinculativas" para garantir uma "ampla proteção" do meio ambiente, explicou a ONG em comunicado.

"No mundo todo, cada vez mais pessoas sofrem as conseqüências da mudança climática. O aquecimento global é especialmente evidente no Ártico, por isso que o urso polar se transformou em um símbolo desta ameaça", afirmou o especialista em clima do Greenpeace, Jörg Feddern.

Disse que é provável que dentro de 30 anos o Ártico derreta totalmente durante os meses de verão. "O habitat natural dos ursos polares está derretendo debaixo de suas patas", lamentou.

Segundo o Greenpeace, os dados das Nações Unidas revelam que "a Humanidade tem entre sete e dez anos para dar uma guinada radical" e evitar uma drástica alta das temperaturas.

A armação da escultura é composta de uma dúzia de blocos de gelo de cerca de 900 quilos cada um. (JB Online)

Nenhum comentário: