domingo, 9 de dezembro de 2007

Al Gore demonstra confiança em acordo climático em 2010

Ao chegar nesta sexta-feira (07) a Oslo, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, que este ano ganhou o prêmio Nobel da Paz, junto com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, mostrou-se confiante na assinatura de um novo acordo climático mundial em 2010.

"Sou otimista. Espero que em Bali se consiga um mandato claro nesse sentido e que um acordo possa ser fechado daqui a dois anos. Assim, evitamos esperar até 2012 (quando expira o Protocolo de Kioto)", declarou Gore à agência norueguesa "NTB".

No entanto, o ex-vice dos EUA, que viajará quarta-feira (12) para Bali, onde participará da conferência sobre mudança climática da ONU, reconheceu que espera negociações difíceis.

Além disso, ressaltou a importância de um tratado mais exigente ser assinado o mais rápido possível.

O ganhador do Nobel da Paz deste ano também disse que nas últimas semanas notou um apoio maior a suas idéias por causa do prêmio, destacou que há uma clara relação entre a luta contra a mudança climática e o trabalho pela paz e manifestou sua satisfação pelas últimas medidas adotadas pelo Governo americano no campo.

"Os Estados Unidos deveriam ter um papel de liderança na luta contra a mudança climática. Muitos trabalham para isso. Mas estamos vendo muitos sinais positivos ultimamente, como o fato de vários estados e o mundo empresarial estarem impondo metas de redução das emissões de dióxido de carbono", afirmou.

Politicamente corretos, Gore e sua mulher, Tipper, que passarão cinco dias em Oslo, tomaram um trem do aeroporto até o centro da capital norueguesa.

A agenda oficial de Gore na capital norueguesa começará domingo (09) de manhã, com uma reunião com os ministros de Assuntos Exteriores e de Meio Ambiente do país, Jonas Gahr Store e Erik Solheim, respectivamente.

Depois, Gore e o líder do IPCC, Rajendra Pachauri, concederão uma entrevista coletiva no Instituto Nobel e se reunirão com os membros da entidade.

No dia seguinte, os dois se reunirão com a princesa Mette-Marit e um grupo de crianças no Centro da Paz Nobel. Posteriormente, vão ser recebidos no Palácio Real pelos reis Harald e Sonia.

Já na terça-feira (11), estão previstas uma reunião com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, um encontro com os membros da Comissão de Assuntos Exteriores do Parlamento norueguês e um ato com estudantes. (Globo Online)

Nenhum comentário: