domingo, 9 de dezembro de 2007

Greenpeace acusa Rússia de terceiro 'assassino' do clima

O Greenpeace denunciou nesta sexta-feira (06) em Moscou a "política energética ineficaz" da Rússia, qualificando o país, que emite 1,5 bilhão de toneladas de dióxido de carbono por ano, como o pior "assassino" do clima da Terra, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Como protesto, militantes russos do Greenpeace penduraram um cartaz em uma ponte do rio Moskova, lembrando à Rússia sua condição de "terceiro assassino do clima".

"O governo russo aposta em novas centrais térmicas abastecidas por carvão", esquecendo "suas obrigações na redução das emissões de dióxido de carbono", afirmou o Greenpeace em um comunicado.

A Rússia, que ratificou o Protocolo de Kyoto em 2004, pode "não cumprir suas obrigações", se construir essas centrais, prevê a organização ecologista.

Enquanto "a maioria dos cientistas admite que o clima do planeta muda por culpa das emissões de gases causadores do efeito estufa", a Rússia "espera obter vantagens (econômicas) do aquecimento global", concluiu. (Yahoo Brasil)

Nenhum comentário: