sexta-feira, 28 de setembro de 2007

DELL anuncia neutralização de carbono

A Dell assumiu na quinta-feira (27) o compromisso de neutralizar o impacto das emissões de carbono provenientes de suas operações no mundo. Essa decisão representa uma considerável ampliação na política de clima global e governança ambiental da empresa e faz da companhia a primeira, entre os principais fabricantes de computadores mundiais, a buscar a neutralidade em carbono.

“Na história empresarial, nunca nos deparamos com uma necessidade tão crítica de desenvolver uma comunidade mundial dedicada à melhoria e preservação do meio ambiente”, disse Michael Dell, presidente do conselho e CEO da empresa. “O exemplo vem de casa e é por essa razão que buscamos nossa neutralidade em carbono. Mas a Dell entende que isso é apenas o começo. O objetivo é desenvolver parcerias duradouras com clientes, grupos de interesse e fornecedores de todos os portes, formando uma só equipe que busque fazer a diferença no planeta”, explicou o CEO.

A empresa lançou um desafio a seus pares, estimulando a adesão a um “compromisso com a Terra que todos compartilhamos, visando a neutralidade em carbono a longo prazo”, de acordo com Michael Dell. Dentro desta estratégia, a Dell se engaja em um novo projeto, intitulado “Plante uma Floresta para Mim” (www.dell.com/plantaforest), que convida organizações do mundo inteiro a compartilhar melhores práticas, formar parcerias e facilitar o plantio de milhões de árvores em projetos sustentáveis de reflorestamento gerenciado. Este projeto dá continuidade ao programa “Plante uma Árvore para Mim” (www.dell.com/plantatree), dirigido a consumidores, e tem, entre seus membros fundadores, ABN AMRO, Salesforce.com e Wellpoint, além da Dell. Cada uma destas empresas assumiu o compromisso de compensar uma parte de suas emissões de carbono, comprando árvores para o projeto Plante uma Floresta.

A neutralidade em carbono envolve a avaliação de todos os gases emitidos por uma organização e que contribuem para o efeito estufa, seguida pela implantação de estratégias para reduzir e eliminar estas emissões. Para que as operações da Dell atendam a este compromisso, a empresa irá definir estratégias que alcancem mais eficiência energética, maximizem aquisições de energia renovável e compensem os impactos remanescentes.

“O contínuo esforço da Dell para elevar o patamar de desempenho ambiental merece elogios. Estamos tendo a chance de observar um esforço concentrado, que visa abordar os impactos climáticos abrangendo todos os seus negócios, produtos e cadeia de suprimentos”, diz Mindy Lubber, Presidente da Ceres, uma rede americana de investidores, organizações ambientais e outros grupos de interesse público, engajados na resolução dos desafios da sustentabilidade global. “O que é particularmente impressionante é o foco da empresa na eficiência energética e na energia renovável como mecanismos principais para se tratar da mudança climática. É com otimismo que vemos a possibilidade de trabalhar com a Dell, à medida que outras iniciativas ambientais são desenvolvidas”.

Operações da Dell neutras em carbono - Em junho, a Dell definiu o forte objetivo de se tornar “a empresa de tecnologia mais verde do planeta” a longo prazo. A política climática progressiva da companhia tem como objetivo minimizar os impactos diretos e indiretos de suas emissões, inclusive em operações de abastecimento e utilização de produtos de clientes.

O compromisso da Dell com a neutralidade carbônica em suas operações envolve, principalmente, os impactos causados pelas emissões originadas pelo uso da eletricidade, bem como do aquecimento e resfriamento de ambientes. A empresa também pretende compensar o impacto das emissões decorrentes das viagens de negócios feitas por seus funcionários. Além disso, uma das prioridades da empresa é investir em energia gerada por fontes renováveis, como a eólica, onde esta estiver disponível e for economicamente viável.

Outro ponto de compensação diz respeito às emissões decorrentes da energia consumida pela empresa que não pode ser gerada por fontes renováveis. A Dell está trabalhando com grupos de interesse na formatação da sua estratégia de compensação, visando garantir investimentos em projetos que podem ser monitorados e confirmados. Eles serão avaliados em função de sua viabilidade a longo prazo e da garantia de que as reduções em carbono emitido sejam reais.

Para mais informações sobre este anúncio e o compromisso assumido pela Dell, acesse Direct2Dell (www.direct2dell.com). Para mais informações sobre os programas ambientais da empresa, acesse www.dell.com/earth . (CarbonoBrasil)

Nenhum comentário: