terça-feira, 11 de setembro de 2007

BBC cancela programa sobre mudança climática e cria polêmica

Grupos ambientalistas e políticos da oposição criticaram a emissora pública britânica BBC por cancelar a exibição de um programa que seria inteiramente dedicado à mudança climática.

Os autores do programa "Planet Relief" pretendiam chamar a atenção do grande público para as perigosas conseqüências do aquecimento global. A emissora justificou sua decisão afirmando que não é sua missão liderar a opinião pública em relação a esse tema.

No entanto, para os críticos, a BBC deu a entender que não há suficiente consenso entre os cientistas sobre a realidade do efeito estufa e suas causas humanas.

Segundo Chris Huhne, porta-voz para o Meio Ambiente do Partido Liberal-Democrata, "o consenso sobre a mudança climática entre os cientistas é tão arrasador que acusar a BBC de fazer uma campanha por exibir o programa seria como sugerir que ela deveria manter o equilíbrio entre os criminosos e suas vítimas".

O escritor Mark Lynas, citado hoje pelo jornal "The Independent", considera que "há um grupo pequeno, mas muito barulhento de céticos em relação à mudança climática que pressiona continuamente para evitar medidas contra o problema".

Segundo o "Independent", a desistência da BBC foi resultado de um intenso debate interno sobre o tratamento que a emissora deveria dar ao tema, cada vez mais politizado no Reino Unido.

Não é a primeira vez que a mudança climática é motivo de polêmica no mundo da televisão britânica. Em março, o Channel 4 exibiu um documentário que dava a entender que o grande público tinha sido enganado por cientistas críticos da mudança climática. Eles estariam dispostos a "mentir" para ganhar fama e obter fundos públicos para suas pesquisas, segundo o programa.

Folha Online

Nenhum comentário: