quinta-feira, 6 de setembro de 2007

APEC deve ter discussões acaloradas em torno das mudanças climáticas

Os líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) se reúnem no próximo final de semana e terão como foco as discussões em torno das mudanças climáticas, apesar de alguns deles argumentarem que este não é local adequado para discutir o assunto.

O ´E´ da APEC não se refere ao meio ambiente (environment em inglês), deve se referir a economia”, disse o presidente do Instituto de Assuntos Internacionais da Singapura, Simon Tay.

O encontro será também palco para Bush e o primeiro Ministro da Austrália, John Howard prepararem terreno para as eleições em seus países. “Em parte por um esforço da Austrália, e da APEC, nós vemos agora o desenho de um consenso emergencial de qual é a melhor maneira de atacar as mudanças climáticas”, disse o primeiro-ministro australiano.

No domingo (02), Howard anunciou investimentos de 58 milhões de dólares na iniciativa de mudanças climáticas da Ásia-Pacífico, o que ajudará no desenvolvimento e emprego de tecnologias energéticas mais eficientes e limpas na região.

O entusiasmo de Howard em torno das mudanças climáticas é motivado pelas suas chances de reeleição, não pelas suas convicções sobre o tema”, disse o porta-voz do partido de oposição, Peter Garrett.

Já Bush, com 16 meses de presidência restantes e dois terços da população americana desaprovando seu desempenho, mudou os rumos da sua postura com relação ao tema em junho, ao concordar em participar dos esforços das Nações Unidas quanto às mudanças climáticas.

Um rascunho da declaração que deve ser feita pela APEC diz que os líderes irão concordar em cortar “o uso intensivo energético” em 25% em 2030. O consume energético entre os membros da APEC em 2050 deve alcançar mais que o dobro da média de 2004, o equivalente a 13,7 gigatoneladas, com o aumento proporcional das emissões de gases do efeito estufa, de acordo com o Departamento de Agricultura e Recursos Econômicos Australiano.

Pelo jeito Bush e Howard terão que disputar o estrelato no encontro com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que pretende tomar uma posição de liderança para alcançar um consenso sobre o aquecimento global. Abe tentará convencer os 21 membros da APEC a integrarem um quadro para cortar as emissões de gases do efeito estufa depois de expirado Kyoto, após 2012.

Se alcançar seu objetivo, Abe terá força para assumir a liderança na Conferência das Nações Unidas pela Mudança do Clima que será realizada em Dezembro, em Bali, e na reunião do G8 no Japão no ano que vem, onde as mudanças climáticas estão no topo da agenda.

CarbonoBrasil

Nenhum comentário: