segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Glaciares das montanhas do México estão condenados

Os glaciares que ficam no alto das montanhas do México e que inspiraram lendas astecas podem desaparecer em poucas décadas, e os cientistas atribuem sua extinção ao aquecimento global.

"Nossa estimativa é que as neves eternas durem mais 20 ou 30 anos", disse Hugo Delgado, glaciologista da Universidade Unam, na cidade do México, esta semana.

As duas áreas glaciais do México abrigam alguns dos poucos glaciares tropicais do mundo. Eles também existem na América do Sul, na África e em Papua Nova Guiné, mas estão derretendo rapidamente com o aumento das temperaturas.

A elevação da temperatura acelerou-se nas últimas décadas, e a maioria dos cientistas acredita que o responsável é o uso de combustíveis fósseis.

Glaciares são rios de gelo enormes, que se movem muito lentamente, que nos trópicos só podem existir no pico de montanhas muito altas. A maior parte dos glaciares tropicais, como os do México, é muito menor que seus parentes que ficam perto dos pólos.

Cientistas dizem que o derretimento dos glaciares nos trópicos pode afetar agricultores e cidades na América Latina, por diminuir a disponibilidade de água e o potencial hidrelétrico da região.

Em Iztaccihuatl, um vulcão adormecido e um dos dois picos com neve que podem ser vistos a partir da Cidade do México, os glaciares diminuíram cerca de 70 por cento desde 1960, segundo o glaciologista Christian Huggel, da Universidade de Zurique.

"Os glaciares de Iztaccihuatl estão condenados à morte", disse Huggel, que estudas glaciares tropicais no mundo todo. Os astecas criaram lenda de que a neve era o véu de uma princesa que tinha morrido de tristeza ao saber da morte do amado numa batalha. O guerreiro, porém, voltou para fazer vigília sobre o corpo dela, e os astecas diziam que ele era o vulcão Popocateptl, perto dali.

Os cientistas dizem que o aquecimento global contribuiu para que os glaciares do Popocateptl desaparecessem por volta dos anos 2000, mas admitem que as erupções vulcânicas da década anterior também influenciaram.

Estadão Online

Nenhum comentário: