sexta-feira, 27 de julho de 2007

Templo hindu ajuda a combater aquecimento

Vários templos hinduístas da Índia optaram por utilizar a energia solar para reduzir as emissões de carbono e contribuir para a luta contra o aquecimento global, informou nesta terça-feira (24) uma das companhias envolvidas no projeto.

Entre os que aderiram à iniciativa estão o templo de Sringeri Math, da região de Karnataka (sudoeste), e o de Kalahasti, do estado de Andhra (sudeste), que alimentam diariamente milhares de pessoas e substituíram os velhos fogões a gás por fogões solares. O programa terá participação da empresa Solar Energy Systems, cujo diretor, Deepak Gadhia, destacou que "o projeto é pequeno, mas de grande importância social".

Além dos templos, o Exército de Leh, na Caxemira (norte), e uma escola de Gujarat (oeste) deverão instalar fogões solares para preparar comida para milhares de pessoas ao dia, seguindo a mesma iniciativa. "Coletivamente, economizam 5.500 toneladas de emissão de carbono", disse Gadhia, citado pelo jornal "The Times of India".

Além disso, as instituições terão a oportunidade de aderir ao negócio mundial do carbono, o chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que permite vender seus "bônus" de carbono. Os "bônus" de carbono são uma nova possibilidade de financiamento para os países em desenvolvimento, aberta quando o Protocolo de Kioto estabeleceu a obrigação de reduzir as emissões de gases do efeito estufa aos países industrializados.

Se eles não conseguirem reduzir as emissões dentro de suas fronteiras, devem financiar projetos de desenvolvimento limpo em outras nações, que em troca concederão esses "bônus", contabilizados como reduções próprias. Cada "bônus" equivale a uma tonelada de carbono não emitido ou capturado.

Globo Online

Nenhum comentário: