sexta-feira, 27 de julho de 2007

Ozônio piora aquecimento global, diz estudo

Os efeitos do geralmente desprezado gás ozônio, que tem aumentado seus níveis paulatinamente perto da superfície terrestre desde 1850, poderiam prejudicar seriamente o desempenho das colheitas e aumentar o efeito do aquecimento global ainda neste século. A advertência foi dada por um grupo de cientistas nesta quarta-feira (25).

O ozônio na troposfera - a camada mais baixa da atmosfera - prejudica plantas e afeta sua capacidade de absorver dióxido de carbono, o principal gás causador do efeito estufa cuja liberação na atmosfera acelera a mudança climática, escreveram os pesquisadores em artigo publicado na edição desta semana do periódico científico "Nature".

Embora o dióxido de carbono seja o principal acusado quando o assunto é aquecimento global, ele também tem um efeito benéfico para o crescimento de plantas, e o ozônio anula esse efeito, segundo Stephen Sitch, climatologista do Escritório de Meteorologia do Reino Unido.

"Conforme o CO2 (dióxido de carbono) aumenta na atmosfera, isso estimula o crescimento de plantas", diz Sitch. Ele afirma que muitas simulações científicas que predizem o impacto do aquecimento global incluíram esse efeito, mas "não incluíram outro efeito, o efeito negativo do ozônio prejudicando a produtividade".

As plantas e o solo atualmente reduzem o aquecimento global ao armazenar cerca de um quarto de todas as emissões humanas de dióxido de carbono, mas isso pode mudar se o ozônio nas camadas mais baixas da atmosfera aumentar.

Projeções desse crescimento do ozônio indicam "reduções significativas na produção de plantas e nas colheitas regionais", afirmaram os cientistas, em nota.

O efeito fertilizante do dióxido de carbono pode ser poderoso, segundo Sitch e seus colegas, aumentando a produtividade global das plantações para 88,4 bilhões de toneladas por ano. Mas esse número não leva em conta o efeito do ozônio: com isso incluído, o poder de fertilização do dióxido de carbono cai para 58,4 bilhões de toneladas.

Sem contar o ozônio aumentado, simulações anteriores subestimaram a quantidade de dióxido de carbono que ficará na atmosfera, disse Sitch. Os efeitos danosos do ozônio nas plantas significam que elas sugarão menos dióxido de carbono da atmosfera, deixando mais desse composto contribuindo para o aquecimento.

"O dióxido de carbono é o maior gás causador do efeito estufa, mas o ozônio está reduzindo a produtividade das plantas em uma quantidade apreciável", diz Sitch.

As quantidades de ozônio troposférico dobraram desde meados do século 19, por conta de emissões de veículos, processos industriais e queimadas.

[O ozônio normalmente é visto como herói do ambiente, ao proteger a Terra contra raios ultravioleta do Sol. Mas esse efeito só é positivo quando o ozônio está na estratosfera; na troposfera, ele é considerado um poluente.

Globo Online

Nenhum comentário: