terça-feira, 12 de junho de 2007

Preocupação com clima triplicou em seis meses, aponta pesquisa

A preocupação do público com o clima triplicou nos últimos seis meses, e dois em cada cinco consumidores querem que os governos limitem as emissões de gases-estufa.

Os dados são de uma pesquisa de opinião com 26,4 mil usuários da internet em 47 países, feita pelo Instituto para Mudança Ambiental da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela consultoria Nielsen Europe.

Para 16% dos entrevistados, a mudança climática é uma "grande preocupação". O número era apenas 7% em um levantamento feito em outubro de 2006. O Brasil é um dos dez países cuja população mais se importa com o tema.

"A consciência disseminada e o interesse pelo tema da mudança climática alcançaram novos picos nos últimos seis meses", disse Patrick Dodd, presidente da Nielsen.

Segundo Max Boycoff, de Oxford, várias coisas aconteceram para que o interesse aumentasse. Entre elas está o Quarto Relatório de Avaliação do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), divulgado em fevereiro, abril e maio, com os mais precisos dados científicos já compilados sobre as causas e impactos do aquecimento global.

O relatório do IPCC culpa a queima de combustíveis fósseis (em especial carvão e petróleo) pela elevação sem precedentes nas concentrações de gases como o CO2, que aprisionam o calor na Terra na atmosfera.

Eventos meteorológicos "esquisitos" como um inverno quase sem neve nos Alpes, aliados à cobertura da imprensa, também aumentaram a consciência do público.

França, Suíça e Austrália são os países cuja população mais se preocupa com o assunto (mais de 30% dos pesquisados). O Brasil aparece em sétimo, com 24%, à frente de Reino Unido (15%) e EUA (13%).

Folha on line


Nenhum comentário: