terça-feira, 12 de junho de 2007

Japão espera "consenso mínimo" sobre mudança climática no G8.

Os chefes de Estado do G8 não se comprometerão a reduzir emissões de gases do efeito estufa, mas se esforçarão para chegar a um consenso sobre a necessidade de enfrentar a mudança climática.

A previsão foi feita nesta quarta-feira pelo diretor-geral para assuntos globais do Ministério de Assuntos Exteriores do Japão, Koji Tsuruoka, membro da delegação que acompanha o primeiro-ministro Shinzo Abe.

"As negociações estão em curso e portanto não é possível aventurar o resultado. Estou convencido no entanto de que os chefes de Estado e de Governo farão um esforço sério para encontrar um consenso mínimo", disse Tsuruoka. Segundo ele, "basta mostrar vontade política".

O diplomata lembrou que o G8 não é um fórum para fixar compromissos, mas para discutir temas relevantes, como a mudança climática.

"Esta é a primeira cúpula do G8 na qual a mudança climática ocupa um lugar destacado e com toda certeza não será a última", disse.

Em 2008, o Japão sucederá à Alemanha na Presidência do G8. Por isso, o Governo de Shinzo Abe decidiu fazer da mudança climática uma prioridade.

Folha on line

Nenhum comentário: