quarta-feira, 23 de maio de 2007

Schwarzenegger acusa governo dos EUA por aquecimento global

WASHINGTON (Reuters) - Os governadores da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e do Connecticut, Jodi Rell, ambos republicanos, acusaram o governo dos Estados Unidos na segunda-feira de "falta de ação e negação" com relação ao aquecimento global.

"Já é suficientemente grave que o governo federal ainda não tenha levado a sério a ameaça do aquecimento global, mas beira a ilegalidade o fato de que ele procure bloquear os esforços de Estados como a Califórnia e o Connecticut, que querem proteger a saúde e o bem-estar da população", escreveram os dois governadores no The Washington Post.

Esses dois Estados e outros dez já aprovaram planos para impor padrões mais rígidos que os adotados pelo governo federal para limitar as emissões de gases causadores do efeito estufa por veículos. São esses gases que contribuem para as mudanças climáticas globais.

Mas os Estados não podem implementar os novos padrões sem a autorização da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, que ainda não a concedeu, 16 meses depois de ela ter sido solicitada primeiramente pela Califórnia.

Os governadores criticaram o presidente George W. Bush também pela ordem executiva que ele emitiu na semana passada, dando às agências federais o prazo de até o final de 2008 - perto do final de seu mandato - para continuar a estudar que medidas tomar em relação às emissões de gases causadores do efeito estufa.

"Para nós, isso soa como mais da mesma falta de ação e negação, o que é inadmissível", escreveram os governadores.

"A Califórnia, o Connecticut e vários outros Estados estão provando que é possível proteger o meio ambiente e a economia simultaneamente", escreveram Rell e Schwarzenegger. "Já está mais que na hora de o governo federal ou se tornar nosso parceiro ou deixar de criar obstáculos em nosso caminho."

O Globo on line


Nenhum comentário: