sexta-feira, 11 de maio de 2007

Mudanças climáticas e Rodada de Doha são tema de conversa entre Bush e Lula

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta quinta-feira (10) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de dois assuntos: a questão da mudança do clima, que será discutida em junho pela conferência do G-8 (grupo dos oito países mais desenvolvidos) na Alemanha; e a Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio, que visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento.

De acordo com informação divulgada pelo porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, com relação à questão ambiental, o presidente Bush demonstrou desejo de assumir liderança internacional na discussão sobre o assunto, com prioridade para o crescimento econômico e a segurança energética. E Lula ressaltou que o Brasil está de acordo com o presidente americano e reafirmou que "não há possibilidade de aceitar qualquer política sobre o clima que não leve em conta a necessidade de avanços tecnológicos, desenvolvimento econômico e criação de empregos".

Sobre a Rodada de Doha, Bush destacou a necessidade de os países apresentarem "propostas ambiciosas" nas áreas de agricultura e manufaturados, para que possam chegar a um acordo internacional. "A esse respeito, o presidente Bush expressou opinião de que ainda há muito por fazer e que se deve conversar muito sobre o assunto com os parceiros", disse o porta-voz.

Ainda em relação ao tema, Lula comentou com Bush que visitará a Índia no início de junho e destacou achar "extremamente importante" que a ministra norte americana do Comércio, Susan Schwab, e o ministro brasileiro Celso Amorim (Relações Exteriores) sejam porta-vozes de propostas que permitam chegar a um acordo. Baumbach acrescentou que os dois presidentes estão otimistas com os avanços das negociações, e que a conversa entre os dois presidentes ocorreu pela manhã e durou dez minutos.

Baumbach também informou que Lula recebeu nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, o produtor de TV e empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. O tema do encontro, não previsto na agenda oficial de presidente, foi a TV pública: "Na conversa com o presidente, Bonifácio formulou sugestões e opiniões sobre o processo da implementação da TV pública no Brasil", disse Baumbach, ao informar que nas próximas semanas Lula pretende-se reunir com outras personalidades e profissionais da área para tratar do assunto. Nesta sexta-feira, (11) Lula participará do encerramento do 1º Fórum Nacional de TV Públicas, que se realiza desde terça-feira (8) em Brasília.
(Ana Paula Marra/ Agência Brasil)

Nenhum comentário: