WASHINGTON. O presidente dos EUA George Bush ordenou que seu governo faça o necessário para reduzir em 20% o consumo de combustível em 10 anos.
A nova regulamentação para a meta deve ser posta em prática até o fim de 2008, quando Bush termina o segundo mandato.
O presidente instruiu a Agência de Proteção do Meio Ambiente e os departamentos de Transporte, Energia e Agricultura a "tomar as primeiras medidas para uma regulamentação que reduza o consumo de gasolina e a emissão de gases que provocam o efeito estufa utilizando como ponto de partida seu plano '20 em 10".
Este projeto, anunciado por Bush em janeiro, pretende diminuir em 20% o consumo de combustível num período de 10 anos com novas normas de consumo de combustível nos automóveis particulares e reforço às existentes para os esportivos 4 X 4. Impõe a produção de 35 milhões de galões de combustíveis alternativos e renováveis até 2017. Um galão líquido nos EUA equivale a 3,78 litros.
- Essas reformas economizarão combustível e reduzirão nossas emissões de gases sem comprometer a segurança dos empregos - declarou Bush.
O presidente sofre pressões com a alta no preço do petróleo e das implicações do abastecimento americano em regiões sensíveis como o Golfo. Mas a principal, é dos aliados e rivais políticos, que cobram medidas de combate ao aquecimento global.
A medida de Bush foi impulsionada pela decisão recente da Corte Suprema, que obriga a agência de proteção do meio ambiente a agir contra as emissões dos gases emitidos por veículos.
Bush afirmou ter assinado um decreto ordenando todas as agências governamentais a cooperarem com o plano, consultando o público e levando em conta as tecnologias e as normas de segurança, além das repercussões financeiras da nova regulamentação.
Jornal do Brasil on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário