terça-feira, 15 de maio de 2007

Só 10% das empresas monitoram emissões de CO2

Agência EFE

DA REDAÇÃO - Só 10% das empresas de todo o mundo fazem acompanhamento completo de suas emissões de dióxido de carbono (CO2), responsáveis pelo aquecimento do planeta. A informação está em um relatório da Economist Intelligence Unit, a divisão de pesquisa da editora da revista The Economist. Segundo o estudo, 32% das companhias não fazem nenhum controle de seu impacto na atmosfera, nem direto nem indireto.

O estudo mostra também que as empresas não têm planos de fazer este controle, segundo uma enquete que entrevistou 634 executivos. Deles, 18% responderam que só medem seu rendimento energético, enquanto 15% asseguraram controlar pelo menos uma parte de suas emissões. O relatório conclui que as empresas começam a tomar medidas para controlar as emissões de dióxido de carbono e para reduzi-las.

Quase uma em cada cinco empresas de todo o mundo planeja reduzir parte de suas emissões. Outros 28% terão um plano operacional de reduções antes de 2010, mas 45% não têm nenhum plano, segundo a pesquisa. Por outro lado, 40% das empresas dizem usar energias renováveis ou planejam fazê-lo nos próximos três anos.

No entanto, a maior atividade é centrada na conscientização dos funcionários em adotar condutas mais respeitosas com o meio ambiente, como apagar as luzes e desligar o computador à noite. Atualmente, 54% das empresas já promovem estas atitudes e outros 25% pretendem começar nos próximos três anos.

O relatório também ressalta o papel fundamental da regulamentação governamental para determinar a resposta das empresas às questões ambientais. A conformidade com as normas atuais é o principal fator para decidir as estratégias para reduzir emissões de CO2.

O diretor do relatório, James Watson, assegurou que é "interessante" ver como as empresas pedem "clareza aos governos" sobre o problema, apesar de haver "relativamente poucas empresas tomando medidas" contra as emissões de CO2.
Jornal do Brasil on line

Nenhum comentário: