terça-feira, 10 de abril de 2007

Japão quer desenvolver arroz resistente ao calor e à falta de água

O Ministério da Agricultura do Japão anunciou hoje que desenvolverá um novo tipo de arroz resistente ao calor e à falta de água, em antecipação a períodos de escassez ocasionados pelo aquecimento global.

A medida faz parte de um estudo que prevê quedas na produção de arroz e perdas de florestas se os níveis de dióxido de carbono na atmosfera duplicarem e o aumento do nível de mercúrio, segundo a agência Kyodo.

Regiões no centro e no oeste do Japão perderão até 40% de seus cultivos de arroz devido ao aquecimento global. Algumas das zonas setentrionais, no entanto, devem aumentar suas colheitas do grão, diz o estudo.

O aumento da temperatura deslocará as zonas aptas para o cultivo de frutas para o norte do arquipélago japonês --enquanto, nas atuais regiões produtoras, as frutas sofrerão deterioração ou descoloração.

Segundo a informação, no final deste século, as emissões de dióxido de carbono serão de entre 1,3 e 3,3 vezes maiores que os atuais níveis --elevando as temperaturas em até 6,4ºC.

(Fonte: EFE / Folha Online)

Nenhum comentário: