terça-feira, 10 de abril de 2007

Governo japonês prevê construir carro elétrico de baixo custo até 2015

O Ministério de Economia, Comércio e Indústria japonês planeja desenvolver até 2015 um veículo elétrico, movido a baterias de lítio-íon, que custe 85% a menos que os modelos existentes, informa hoje a imprensa econômica local.

Em meados deste ano, o Governo convocará especialistas entre os fabricantes automobilísticos e de baterias, além de pesquisadores de universidades, para formar uma equipe que desenvolverá o futuro veículo elétrico (EV, em inglês), segundo o jornal "Nikkei".

O objetivo é projetar um automóvel movido a baterias de lítio-íon que custe cerca de US$ 13 mil.

Embora custe mais que os chamados "miniveículos", modelos à gasolina muito populares no Japão, o baixo consumo de energia compensará seu preço depois de aproximadamente dez anos de uso, diz o jornal.

Além de incentivos fiscais para os proprietários dos veículos elétricos, o Governo japonês planeja construir estações de recarga e, para 2030, desenvolverá um automóvel elétrico com 500 quilômetros de autonomia após uma só carga.

No fim de 2006, a Nissan anunciou o desenvolvimento de baterias de lítio-íon junto ao fabricante de altas tecnologias NEC para competir com a líder nesse setor, a Toyota, que trabalha nessas fontes de energia com a Matsushita Electric Industrial (Panasonic).

As baterias de lítio-íon superam as metálicas de níquel, usadas nos atuais híbridos, já que, ao concentrar maior capacidade de carga, reduzem seu peso e otimizam o rendimento do veículo.
(Fonte: EFE / Folha Online)

Nenhum comentário: