domingo, 30 de janeiro de 2011

A importância do cerrado


O cerrado se constitui no segundo maior bioma brasileiro, ocupando uma área de aproximadamente 21% do território nacional. Este bioma é considerado a savana mais rica em biodiversidade de todo o mundo, maior até do que as típicas savanas africanas. Ao todo, possui cerca de 10.000 espécies de plantas, sendo que destas, 4.400 são endêmicas, ou seja, só existem nestes locais, além da fauna ser bem diversa, com destaque para as aves e os animais de grande porte. 

Sua vegetação é caracterizada por arbustos retorcidos e, em sua maioria, de médio e pequeno porte como forma de adaptação ao solo ácido e pobre em nutrientes, o que pode transmitir uma ideia de deficiência hídrica, como na caatinga. Mas é apenas uma falsa ideia.

Neste domínio há a maior riqueza hídrica, principalmente em termos de importância socioambiental, para o Estado nacional e pro povo brasileiro, ao meu ver (rs). O regime de chuvas anual é bastante característico, apesar de haver variações, às vezes normais outras vezes não, são fartas de setembro a março, sendo até raro, nos outros meses, ela vir. Contudo, apesar de ficar quase metade do ano sem chover, a presença de rochas sedimentares, e o relevo de planaltos e chapadões planos em quase a totalidade de sua extensão, permite que a água da chuva infiltre no solo e fique retida nos horizontes subterrâneos. Um exemplo disso é a presença dos dois maiores aquíferos do país lá – O Guarani e o Urucuia, onde este se localiza no oeste baiano.

Os afluentes dos principais rios brasileiros nascem no cerrado, isso significa dizer que ele é o grande distribuidor e abastecedor deles, especialmente o Rio Amazonas (em porções da margem direita), o Rio São Francisco (onde este possui 47% de sua área neste bioma, sendo que do total de sua vazão, 94% da água vem do cerrado), o Rio Paraguai e Paraná (este com 75% da vazão se originando no cerrado), que são importantes para escoamento da produção de grãos e da produção de energia elétrica, respectivamente, o Tocantins-Araguaia, um dos principais rios da região norte, entre outros.


Estima-se que 95% de toda a energia hidrelétrica produzida no nosso país depende das águas do cerrado. Número extremamente alto, que demonstra o enorme potencial deste domínio de natureza.

Pena que seja muito negligenciado pelas autoridades governamentais, que não dedicam esforços suficientes para a sua conservação e mesmo de nós, habitantes “comuns” desse país, que esquecemos de biomas paisagisticamente (em termos visuais somente) mais pobres colocando-os em patamares menores se comparando com as florestas equatoriais e tropicais do Brasil.

Acredito que este post seja importante para mostrar a importância de outros biomas brasileiros, inclusive para estudantes, que, acredito, possam compreender melhor o importante papel que o domínio do cerrado exerce, positivamente, para a sociedade. Em outro post falarei um pouco sobre o intenso processo de destruição do meio ambiente deste bioma, especialmente com a expansão das fronteiras agrícolas de latifúndios monoculturas.

Esse monocromatismo da natureza, ou seja, só o verde, “nada tem a ver com a variedade de cores que a natureza, em qualquer período [e espaço], tem” (Wendel Henrique). De uma forma ou de outra, precisamos abrir mais nossas mentes e discussões para outros espaços tão importantes quanto às belas florestas verdes (?) do nosso mundo.

Nenhum comentário: