quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Brasil protagoniza manifestações na COP-16


A faixa foi assinada por Greenpeace, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Observatório do Clima e Grupo de Trabalho .... Foto: Greenpeace/Divulgação
A faixa foi assinada por Greenpeace, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Observatório do Clima e Grupo de Trabalho Amazônico
Foto: Greenpeace/Divulgação
O Brasil fez parte de protestos realizados na manhã desta quarta-feira em Cancún, no México, onde está sendo realizada a 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16). Com críticas e elogios.
Na primeira categoria se encaixa a campanha contra a aprovação do projeto do Código Florestal, que está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados.
A faixa com os dizeres "Mudar Código Florestal = um Natal sem árvores" foi assinada por Greenpeace, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Observatório do Clima e Grupo de Trabalho Amazônico.
O Código Florestal também foi abordado pela publicação Eco, distribuída por Organizações Não Governamentais e de grande circulação na COP-16. O jornal classifica de "vergonhosa" a movimentação de partidos para acelerar a votação e afirma que a aprovação do código coloca toda a floresta brasileira novamente em risco.
Top ecológica
Outra manifestação vista hoje na Cancunmesse, uma das sedes da COP-16, trouxe a foto da top brasileira Gisele Bündchen, apoiando a campanha "Pare de falar. Comece a plantar". A proposta das fotos em que crianças cobrem a boca de personalidades é conscientizar a respeito dos problemas causados pelas mudanças climáticas.
Em Cancún, a campanha pretende convidar autoridades de diversos países para plantar árvores nos jardins do hotel que concentra as principais atividades da conferência, incluindo as plenárias em que presidentes e ministros discursam.
Motossera de Ouro Em release distribuído à imprensa também nesta quarta, o Greenpeace divulgou uma ação voltada diretamente para a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ela teria recebido de uma ativista do movimento indígena da Amazônia uma réplica dourada de uma motossera, na entrada do hotel em que está hospedada em Cancún.
O release critica a "bancada da motosserra" que estaria trabalhando para que "um novo e enfraquecido código seja votado a qualquer preço, ainda este ano". "As alterações no Código Florestal representam um retrocesso em uma das legislações florestais mais avançadas do mundo", disse o representante da Campanha Amazônia da ONG na COP-16, André Muggiati, no texto divulgado.
Por Claudia Andrade - Terra

Nenhum comentário: