quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Meta de redução da desflorestação da Amazônia antecipada em quatro anos

O Brasil vai antecipar em quatro anos a meta assumida na conferência sobre o clima de Copenhaga (COP 15) de reduzir a desflorestação da Amazónia em 80 por cento até 2020.
"A meta anunciada na COP 15 será antecipada em quatro anos. Nenhum país vai dar tamanha contribuição ao planeta como o Brasil",
assinalou o ainda presidente Lula da Silva, durante a reunião anual do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, no Palácio do Planalto.
Lula da Silva admitiu não ter grandes expetativas em relação à Conferência sobre Mudanças Climáticas que se vai realizar em Cancún, no México, a 29 de novembro.
Não espero que os grandes líderes do mundo apareçam, porque, como não tem acordo, eles não vão querer se expor",
considerou.
O ministro de Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, também disse que as expetativas são "modestas" para Cancún e que não há previsão de grandes acordos.Os principais esforços do Brasil para essa reunião no México serão, segundo o ministro, evitar retrocessos e preparar as próximas negociações.
De acordo com o governo brasileiro, a estimativa das emissões brasileiras de gases de efeito estufa em 2009 é de 1,77 mil milhões de toneladas, 33 por cento a menos do que em 2004.
No ano passado, durante a conferência climática da ONU em Copenhague, o Brasil comprometeu-se a reduzir as suas emissões entre 36 e 39 por cento até 2020, para 1,7 mil milhões de toneladas.
A maior parte da queda nas emissões deve-se a uma redução substancial na desflorestação da Amazônia.

Fonte: sic. sapo.pt




Nenhum comentário: