quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mudança climática deve aumentar desigualdade entre Sudeste e Nordeste do Brasil

Preço dos alimentos deve subir por causa das alterações na temperatura da Terra

André Sartorelli, enviado do R7 a Fortaleza

Mariana Cardoso Campos/18.dez.2009/AEMariana Cardoso Campos/18.dez.2009/AE

Trabalhador transporta caixas cheias de tomates recém-colhidos em Apiaí, interior de São Paulo


Uma estimativa sobre as consequências das mudanças climáticas no Brasil mostra que em 2020 o país pode ter aumento da desigualdade entre as riquezas das regiões Sudeste e Nordeste. Além disso, deve ocorrer redução do PIB (Produto Interno Bruto).

Especialistas reunidos na ICID 2010 (Segunda Conferência Internacional: Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas), que acontece nesta semana em Fortaleza, no Ceará, citam danos ao sistema de saúde, produção de alimentos, escassez de água e redução da biodiversidade e as projeções não são animadoras.

O economista Gustavo Inácio de Moraes concluiu recentemente uma tese de doutorado na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) da USP (Universidade de São Paulo) cujo foco foi o impacto da mudança do clima na economia, tendo como base a agricultura, que depende diretamente dos recursos naturais.

O estudo levou em conta informações sobre efeitos do clima e produção de alimentos divulgadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas).

A primeira das duas análises se refere a 2020 e conclui que o Brasil deve ter uma redução no PIB de 0,29%. Com as mudanças na agricultura, o custo de vida das pessoas mais pobres aumenta porque o preço dos alimentos, em razão de os produtos ficarem mais escassos – isso é preocupante porque a parcela do orçamento gasta com comida é maior entre os mais pobres.

Em entrevista ao R7, Moraes contou que a desigualdade entre ricos e pobre deve aumentar, segundo essa projeção, especialmente entre quem vive nas regiões Sudeste e Nordeste.

- É correto dizer que o Nordeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se distanciariam mais do Sudeste na ocorrência de mudanças climáticas brandas ou extremas. A razão básica é que estes Estados possuem uma estrutura econômica mais relacionada à atividade agrícola comparativamente aos Estados do Sudeste. Além disso, na presença de mudança climática, com impactos negativos na agricultura, recursos produtivos [capital e trabalho] dessas regiões tenderiam a migrar para as atividades de serviços e indústria. Assim, os Estados do Sudeste seriam beneficiados por possuírem uma estrutura econômica mais voltada para estes setores.

Em sua tese, são contempladas estimativas para a produção de feijão, milho, soja, algodão, arroz, cana de açúcar, mandioca e café.

Para 2020, a análise mostra um benefício da região Sudeste por ser grande produtora de cana de açúcar, que tem seu rendimento aumentado em condições de aquecimento climático brando.

Mas na segunda etapa da análise, referente a 2070, os ganhos para a atividade econômica do Sudeste são menores, pois o efeito benéfico sobre a cana desaparece em cenários mais graves de mudança climática, provocando um declínio nacional da atividade econômica. O mercado de trabalho passaria a ter uma migração da mão de obra das regiões Nordeste e Centro Oeste para as demais.

Também há a previsão, segundo o estudioso, de um grande fluxo de mão de obra para os setores urbanos, o que chama a atenção para a necessidade de que as políticas urbanas sejam aperfeiçoadas para garantir habitação e oferta de serviços público.

O economista diz que, de uma maneira geral, investimento em tecnologia agrícola e fontes renováveis de energia compensariam os efeitos das mudanças climáticas.

- Poderíamos pensar em aumento de subsídios para aquisição de tecnologia agrícola, mas em especial para diminuir o custo dos alimentos, atenuando o efeito sobre a distribuição de renda. E finalmente, uma estrutura econômica) menos dependente da agricultura seria recomendável, sobretudo para o Centro Oeste e Nordeste. Penso que projetos de desenvolvimento voltados para a indústria e serviços seriam mais adequados nestas do que em outras regiões.

O repórter viajou a convite do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário: