quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Derretimento do gelo no Ártico acelera Mudanças Climáticas



Não precisávamos receber a imagem do satélite Acqua, da agência espacial norte-americana Nasa, para saber que o gelo marinho do Ártico continua a derreter por conta do aquecimento global.

Os cientistas explicam que o gelo mais espesso cobre apenas 10% do polo durante o inverno, e deve resistir por cerca de dois ou mais anos. a mesma área equivalia de 30% a 40% até a década de 1990.

A Agência Fapesp explica que “o gelo marinho no Ártico funciona como se fosse uma espécie de ar condicionado para o sistema climático global. O gelo naturalmente esfria as massas de ar e água, tem papel fundamental na circulação oceânica e reflete a radiação solar de volta ao espaço”.

“A extensão do gelo é uma medida importante da saúde do Ártico, mas ela nos dá apenas uma visão bidimensional da cobertura do gelo. Espessura também é importante, especialmente no inverno, porque se trata do melhor indicador geral da calota. À medida que a camada de gelo no Ártico fica mais fina, ela se torna mais vulnerável ao aquecimento que ocorre no verão”, explicou Walter Meier, um dos pesquisadores do grupo de Flowler, à Agência Fapesp.
Fonte: Redação Sustentável

Nenhum comentário: