quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Texto secreto de pré-acordo vaza e tumultua Copenhague

Por Neuza Árbocz, para a Envolverde

O jornal britânico Guardian divulgou que um texto supostamente secreto para um pré-acordo vazou e tumultuou as negociações em Copenhague hoje.

Segundo a publicação, citada também pela tradicional revista The Ecologist, o texto sugere dar mais poderes aos países desenvolvidos e jogar para escanteio o papel da ONU nas negociações futuras quanto às mudanças climáticas.

O texto foi interpretado pelos países em desenvolvimento como estabelecendo limites desiguais para emissões de carbono por pessoa, em 2050; dando à população das nações mais desenvolvidas o direito de emitir quase que o dobro das demais.

O assim chamado "Danish Text" (texto dinamarquês) teria sido elaborado por representantes dos EUA, Reino Unido e Dinamarca e mostrado apenas para uma meia dúzia de países, após ser finalizado esta semana. Mesmo assim, isto já foi suficiente para enfurecer muitos negociadores na COP-15.

O rascunho também pediria contra-partidas aos países em desenvolvimento que desejem receber recursos para adaptação e combate às mudanças climáticas. Estes recursos ficariam sob controle do Banco Mundial e apenas países que tomassem ações para a redução de emissões de poluentes poderiam utilizá-los. Hoje, o Protocolo de Quioto exige ações de mitigação e redução apenas dos países mais ricos, deixando como voluntárias as ações dos países em desenvolvimento.

Leia o, até então, confidencial:

(http://www.guardian.co.uk/environment/2009/dec/08/copenhagen-climate-change)

O texto dinamarquês:

(http://www.guardian.co.uk/environment/2009/dec/08/copenhagen-climate-summit-disarray-danish-text)

Material produzido e editado pela Envolverde/Mercado Ético/Carbono Brasil/Rebia/Campanha Tic-Tac/EcoAgência, e distribuído para reprodução livre com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável.

(Agência Envolverde)

Nenhum comentário: