sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Política de combate às mudanças climáticas é insuficiente, diz TCU


As medidas que o governo vem tomando para combater as mudanças climáticas são insuficientes, de acordo com relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).  A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (11), e o relatório vai integrar documento com dados de outros 13 países.  O texto final será apresentado no encontro da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores, em 2010, na África do Sul.

Quatro áreas foram analisadas: Amazônia, agropecuária, semiárido e zona costeira.  Segundo o TCU, as áreas que apresentam mais problemas são Amazônia e agropecuária.

De acordo com a Folha, o documento mostra que as políticas voltadas para a Amazônia não estão reduzindo os efeitos negativos das mudanças climáticas na região.  O principal problema é que o Plano Nacional de Mudanças Climáticas define metas, mas não o cumprimento das ações.  A auditoria também apontou "graves deficiências" na ação do governo para adaptar o setor de agropecuária às mudanças climáticas, e apontou o risco de queda de produção caso não sejam adotadas medidas efetivas.

(Envolverde/Amazônia.org.br)

Nenhum comentário: