quinta-feira, 26 de novembro de 2009

“Copenhague é aqui”

Por Redação do Greenpeace







São Paulo — Greenpeace participa de evento paralelo, realizado pela Matilha Cultural, em São Paulo, com exposição fotográfica sobre desmatamento e mudanças climáticas

Vivemos em uma era onde todas as escolhas parecem possíveis. E como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Mas, o desafio que as mudanças climáticas colocam na nossa frente é justamente o contrário: temos cada vez menos escolhas e menos tempo para agir. Esta é a idéia central da mostra fotográfica do Greenpeace, que abre nesta segunda-feira (24/11) em São Paulo. A exposição faz parte do projeto “Copenhague é aqui” realizado pela Matilha Cultural, centro cultural independente localizado no centro da cidade.

O evento paralelo, com duração de quase um mês, pega carona na Convenção do Clima, marcada para o início de dezembro, em Copenhagen, na Dinamarca, para trazer para perto do público a discussão sobre as mudanças climáticas, através de filmes, exposições de fotos, instalações de arte e debates sobre aquecimento global, desmatamento, reciclagem, reuso e lixo eletrônico. A programação, gratuita, vai até 20 de dezembro.

“O público terá a oportunidade de se informar e conhecer quais são os instrumentos imediatos, coletivos ou não, para tornar o cidadão comum um agente transformador da sociedade”, disse Rebeca Lerer, diretora da Matilha. A iniciativa do novo centro cultural está alinhada com a campanha “TictacTictac – Hora de agir pelo clima”, coalizão global de ONGs voltada para a Convenção do Clima.

A exposição fotográfica do Greenpeace traz uma seleção de 20 imagens alarmantes sobre desmatamento, aquecimento global e ativismo feito pelo Greenpeace em dez anos de presença na Amazônia. A mostra tem como principal fotógrafo o espanhol Daniel Beltra, que recebeu importantes prêmios de fotografia pelo seu trabalho na Amazônia, como o Prince’s Rainforests Project (2009) e o World Press Photo (2006/2007).

A crise financeira global nos mostrou que os governos sabem agir firme e rapidamente para salvar a economia. Através da exposição fotográfica, o Greenpeace desafia nossos governos a agir da mesma forma para salvar nosso futuro.

O Brasil tem papel importante nas mudanças climáticas, já que figura entre as 10 maiores economias do mundo e é o quarto maior emissor de gases de efeito estufa.

Ao contrário da maioria dos países, 75% das emissões brasileiras são provenientes do desmatamento e das mudanças no uso do solo. O Brasil abriga a maior parte da Amazônia, maior floresta tropical do planeta, berço de diversidade biológica e cultural, além de importante regulador climático. Até hoje, 700 mil quilômetros quadrados de floresta amazônica já foram completamente destruídos. Para fazer sua parte no combate às mudanças climáticas, o Brasil deve zerar o desmatamento da Amazônia e reverter a tendência de entrada de combustíveis fósseis na matriz elétrica, além de investir em fontes limpas de geração de energia.

“Os dados científicos são claros: em 2015, precisaremos ter estabilizado as emissões globais de CO2. Até 2050, devemos ter construído uma economia de carbono zero. Temos escolha? Ou tempo?”, questiona Márcio Astrini, da campanha Amazônia do Greenpeace.

(Envolverde/Greenpeace)

Nenhum comentário: