sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Projeto educativo inicia campanha para construção de uma cultura de prevenção de desastres em Santa Catarina

  
Brasília - O “Projeto Educativo para Cultura de Prevenção de Desastres - Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar”, desenvolvido desde o início deste ano pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina, tem como referência a Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para promover uma mudança cultural no sentido da conquista de maior resiliência e menor vulnerabilidade da população, o projeto lança uma campanha que atinge escolas, comunidades mais vulneráveis, mídia e população em geral.
No início do ano letivo de 2009 todas as escolas estaduais de Santa Catarina receberão o kit educativo “Olha o Risco!”, com um livro para professores, história em quadrinhos (HQ) para alunos, um filme documentário sobre reflexões acerca de percepção de risco e prevenção de desastres, e um filme curto de animação. O site do projeto (www.percepcaoderisco.sc.gov.br) está no ar desde agosto, é uma ampla fonte de informação sobre o tema, inclui a descrição dos principais desastres que ocorrem no estado, como agir em cada situação e dicas de prevenção.
Com o objetivo de contribuir com a redução da vulnerabilidade das comunidades, informando e estimulando seu senso crítico, foi iniciado em setembro o Projeto Piloto de Capacitação Percepção de Risco, envolvendo lideranças do Maciço do Morro da Cruz, uma das áreas mais vulneráveis de Florianópolis. A região é habitada por 25 mil pessoas de 16 comunidades e apresenta diversas áreas de risco de deslizamentos. Os líderes comunitários foram sensibilizados para identificar as principais vulnerabilidades e estão preparando planos de gestão local de riscos.
No Dia Internacional de Redução de Desastres (08/10), ainda dentro da programação do Projeto Piloto, foi realizada uma ação comunitária no Morro da Penitenciária, com plantio de mudas de árvores nativas doadas pelo Instituto Harmonia na Terra. Os participantes exercitaram seu olhar fotografando situações de vulnerabilidade. Na ocasião também foram colocadas placas com orientações sobre prevenção de desastres contendo frases elaboradas pelo grupo, e distribuídas cartilhas de prevenção aos moradores. A ação contou com a participação da comunidade, das Defesas Civis estadual e municipal, CEPED/UFSC, Secretaria Municipal da Habitação e Saneamento Ambiental, entre outros. A Defesa Civil já agendou visitas para realizar ações semelhantes nas outras comunidades que participam da capacitação.
Considerando o caráter de utilidade pública dos veículos de comunicação, e a extrema relevância da mídia nos processos de formação e transformação cultural, o projeto propôs a criação da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres, com o objetivo de promover reflexões e discussões sobre o tema nos mais diversos âmbitos e mobilizar a imprensa, fomentando o comprometimento dos veículos e dos profissionais de comunicação com uma cobertura mais qualificada, que aborde também o processo e não apenas os fatos, em relação a situações de emergência. A Rede foi formalizada em agosto, com a realização de um Fórum de Comunicação que incluiu palestras de duas representantes da EIRD/ONU, Margarita Villalobos e Silvia Llosa. “O fenômeno natural em si não é um desastre, se torna desastre quando há vulnerabilidade”, frisou Silvia em sua fala. Na ocasião estiveram reunidas 90 instituições, públicas e privadas, de vários estados, contando com a participação de diversas ongs, e das principais associações de mídia do estado, entre elas a Associação Catarinense de Imprensa, Associação Catarinense das Empresas de Rádio e Televisão e Associação dos Jornais do Interior. Os participantes assinaram a Carta de Florianópolis, documento que firmou o compromisso entre os presentes.
Fontes: Defesa Civil de Santa Catarina e Assessoria de Imprensa do Projeto “Percepção de Risco, a descoberta de um novo olhar”

Nenhum comentário: