sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fórum Latino-Americano de REDD realiza simpósio no Amazonas

Evento estima reunir mais de 100 especialistas da América Latina em Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal
 Representantes de governos, ONGs, populações tradicionais e povos indígenas de países da América Latina participam, entre os dias 15 e 17 de setembro, em Manaus (AM), do ‘I Simpósio Latino-Americano de REDD’, organizado pelo Fórum Latino-Americano de REDD, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.forumredd.org.
O evento fará uma abordagem esclarecedora sobre o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), divulgando fatos e tendências debatidos pelos principais especialistas na América Latina. O REDD é um dos principais assuntos da pauta da 15ª Conferência das Partes (COP 15), em dezembro, em Copenhagen. A idéia básica do mecanismo é de que os países que estão dispostos e são capazes de reduzir as emissões provenientes do desmatamento deveriam ser recompensados financeiramente por isto.
Estima-se reunir durante o Simpósio mais de 100 participantes de vários países da América Latina, entre especialistas, comunitários, lideranças indígenas, universitários, entre outros, que poderão promover a comunicação  e a troca de experiências sobre o assunto. Entre os países com representantes já confirmados estão Costa Rica, Equador, Peru, Bolívia e Guatemala.
“Trata-se de um evento histórico. Pela primeira vez reúnem-se representantes de diversos países da América Latina em Manaus, para discutir o REDD num evento aberto para a sociedade em geral. É uma oportunidade para todos aqueles interessados em conservação de florestas e desenvolvimento sustentável se aprofundarem num dos temas mais importantes da atualidade”, afirma o coordenador geral do Fórum Latino-Americano de REDD e diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.
A abertura do evento será no dia 15 de setembro, às 18h, no Salão Rio Negro A do Hotel Tropical. O Simpósio irá se realizar nos dias 16 e 17, no Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas - CEPEAM (Soka-Gakkai), situado a avenida Desembargador Anísio Jobim, 980, KM 11, Aleixo, Manaus (AM), Brasil.
O Fórum Latino-Americano foi criado no dia 13 de fevereiro de 2009, em Manaus, durante o ‘1º Workshop Sul-Sul de Cooperação para Atividades de REDD’, evento promovido por meio do Fórum de Preparação para REDD (Forum on Readiness for REDD), em parceria com a FAS, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Woods Hole Research Center (WHRC), Meridian Institute e International Conservation and Education Fund (Incef), com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore. O workshop reuniu especialistas de REDD de dez países latino-americanos e dos Estados Unidos para trocarem experiências sobre os seus projetos na América Latina.
 
Mais informações:
Monick Maciel
Assessora de Comunicação
55 92 4009-8900 | 8159-1130 | 9981-2989

Nenhum comentário: