sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Greenpeace em campanha: É Agora ou Agora

O Greenpeace está em campanha para alertar a população e pressionar os governos para a urgência das mudanças climáticas e de se ter um plano digno para suceder o Protocolo de Kyoto na reunião da ONU sobre clima agendada para dezembro deste ano em Copenhagen.
A organização acaba de colocar no ar o site Salvar o Planeta. É Agora ou Agora. Lá, todo cidadão pode mandar a sua mensagem para os representantes brasileiros que estarão no COP15.
A íntegra da mensagem:
Em dezembro de 2009 em Copenhagen, na Dinamarca, representantes de mais de 200 países vão se reunir para chegar a um acordo sobre como salvar o clima do planeta. O Brasil tem papel importante nas mudanças climáticas, já que o país é o quarto maior emissor de gases de efeito estufa, figura entre as dez maiores economias do mundo e ainda possui recursos naturais como a floresta amazônica .
Para fazer sua parte no combate às mudanças climáticas, o governo brasileiro deve se comprometer a zerar o desmatamento da Amazônia , expandir a geração elétrica renovável e criar uma rede de reservas marinhas para manter os oceanos vivos.
Envie a mensagem abaixo ao presidente Lula. O Brasil pode – e deve – assumir a liderança na construção de um novo modelo de desenvolvimento.
Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Venho, por meio desta, exigir que o governo brasileiro assuma a liderança nas negociações da 15ª Conferência das Partes da ONU, em Copenhagen, na Dinamarca e se comprometa a:
- Zerar o desmatamento da Amazônia até 2015 e apoiar a criação de fundo financeiro internacional para apoiar este objetivo (mecanismo Florestas pelo Clima);
- Garantir que pelo menos 25% da eletricidade sejam gerados a partir de fontes renováveis de energia como vento, sol, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas até 2020 e apoiar a transferência de tecnologia entre os países;
- Transformar pelo menos 30% do território costeiro-marinho do Brasil em áreas protegidas até 2020;

Senhor presidente, independente do histórico do Brasil como emissor de gases estufa, o país deve assumir sua responsabilidade. Podemos continuar nos desenvolvendo e gerar emprego e renda sem contribuir para o aquecimento global, o maior desafio já enfrentado pela humanidade.
Salvar o planeta – é agora ou agora.
Para ajudar na campanha, o navio Artic Sunrise está no Brasil. Durante os próximos três meses ele visitará toda a costa brasileira, de norte a Sul. Para acompanhar a aventura e saber quando a embarcação estará aberta à visitação pública (e onde…) acompanhe o blog.

Nenhum comentário: