segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Chile lança plano contra mudança climática

Por Redação da Agência Ansa

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou nesta quinta-feira (04/12) um plano para enfrentar as mudanças climáticas do planeta, garantindo que "é possível crescer em harmonia com a natureza".

A presidente disse estar convencida de que o clima "é a grande questão ética da humanidade neste século, dadas as severas conseqüências que o descaso para com o tema traria à espécie humana".

"É a vida humana que está em jogo", declarou Bachelet, advertindo que "hoje está claro que se paga muito caro pela negligência ambiental".

"Estamos todos no mesmo barco, e os custos do desleixo pagaremos todos", acrescentou a mandatária chilena.

O plano anunciado abarca três âmbitos: adaptação aos impactos da mudança climática; diminuição das emissões de gases estufa; e criação e fomento de capacidades para abordar o problema no Chile.

Bachelet sustentou que esse é um programa concreto de ação, com metas, prazos e recursos, e mencionou investimentos de US$ 10 milhões em pesquisas aplicadas no desenvolvimento de biocombustíveis.

Além disso, haverá um fundo de US$ 400 milhões para investimentos em outros tipos de energia renovável e um projeto para a instalação de painéis solares em novas casas, por meio de benefícios tributários.

Fonte: Agência Ansa

Nenhum comentário: