quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mercado de carbono terá um papel crítico para soluções climáticas, dizem especialistas

Por Paula Scheidt, do CarbonoBrasil

O mercado de carbono pode desempenhar um papel crítico nas ações para mitigar o aquecimento global, aponta o relatório “Finanças do Carbono: Soluções de mercados ambientais para as mudanças climáticas”, organizado pelo Centro de Negócios e Meio Ambiente da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A publicação é uma compilação de palestras sobre o papel das finanças na busca por soluções climáticas, as necessidades dos investidores incluírem as mudanças climáticas nas estratégias das empresas, o valor do carbono e das energias renováveis, o papel de regulamentação em um mercado ambiental, fundos de investimentos e mudanças climáticas, a complexidade e oportunidades dos negócios com produtos florestais, entre outros.

“Esta publicação é um recurso oportuno, especialmente agora que os estados do noroeste dos Estados Unidos embarcam em um programa de mercado de carbono, através da Iniciativa Regional dos Gases do Efeito Estufa (RGGI)”, afirmou Gus Speth, reitor da escola ambiental. “Agora que o carbono tem um preço, o RGGI pode efetivamente reduzir as emissões de gases do efeito estufa.”

O relatório está disponível em http://www.yale.edu/cbey/carbonfinance2008 (em inglês).


Fonte: Envolverde/CarbonoBrasil

Nenhum comentário: