domingo, 5 de outubro de 2008

País pode ter meta numérica contra desmate, diz Pinguelli

O secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, disse na quinta-feira (2) no Rio que o Brasil poderia fixar uma meta numérica de 5% de redução no desmatamento na Amazônia, num prazo mais curto do que os quatro anos previstos pelo Plano Nacional de Mudança Climática. O plano do governo foi lançado à consulta pública nesta semana.

Pinguelli considerou o documento apresentado na semana passada um "passo importante", mas disse que é necessário "atacar alguns pontos com mais rigor" - especialmente as ações sobre o desmatamento e a matriz energética, que segundo ele poderiam ser mais enfáticas.

Uma das propostas discutidas na quinta-feira é a mudança das regras dos leilões de energia nova. O grupo defendeu a alteração no cálculo do Índice Custo/Benefício, usado para a definição dos vencedores. Segundo ele, o modelo atual estimula a geração termelétrica, com base em combustíveis fósseis, e não garante preços baixos.

Isso porque a estimativa do tempo de funcionamento dessas usinas é subestimada, fazendo com que o custo pago pela energia supere o previsto no leilão. "Se for para pagar caro, melhor pagar caro pela energia eólica, que não emite gases."

As propostas do fórum serão encaminhadas ao governo até 31 de outubro.

(Fonte: Denise Menchen/ Folha Online)

Nenhum comentário: