sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mudanças Climáticas - Princípios Humanitários e Solidários

Por Israel Klug

Objetivando promover o engajamento e criação de uma rede formada por pessoas e instituições relacionadas com o tema das mudanças climáticas e em encontrar soluções práticas para a mobilização de comunidades locais em torno desta temática, a IFES - International Fellowship of Evangelical Students promoveu de 20 a 25 de outubro o "IFES - Symposium on Climate Change" na cidade de Montego Bay - Jamaica.

Estiveram presentes cientistas de reconhecida atuação no tema e pós graduandos de dezenove países. A conferência de abertura foi presidida pelo Sir John Houghton, professor da Universidade de Oxford, que participou da direção do IPCC - International Panel on Climate Change - Nações Unidas.

Nos cinco dias houveram conferências a respeito do cenário atual e modelos de previsão das mudanças climáticas, enfatizando impactos globais e locais. Foram feitas apresentações importantes sobre os países em desenvolvimento e a pobreza, onde são estimados, a curto prazo, os impactos mais desastrosos.

As discussões científicas subsidiaram reflexões a respeito da necessidade de um novo modelo de vida, baseado em princípios humanitários e solidários para com a biosfera. O escritor e teólogo Vinoth Ramachandra - Sri Lanka - conduziu reflexões a respeito dos princípios necessários a um engajamento que ultrapasse o sentimento egoísta baseado na necessidade de sobrevivência. Esses princípios foram inspirados em Cristo, e conduziram críticas sobre o distanciamento histórico da comunidade cristã e os ensinamentos de Cristo relativos ao ambiente e a humanidade solidária.

As principais declarações e conclusões do simpósio reconhecem as mudanças climáticas e seus resultados negativos sobre a biosfera, identificando princípios necessários a uma nova forma de vida e organização social para o enfrentamento global deste tema.

Os participantes declararam que os ensinamentos de Cristo trazem importantes direcionamentos para a humanidade solidária com sua casa - o Planeta Terra - e todos os seus habitantes. Reconhecendo que a comunidade Cristã tem falhado no engajamento prático destes princípios, mas que o seu engajamento ao redor do mundo pode contribuir com o enfrentamento das mudanças climáticas.

Neste sentido, houveram apresentações sobre projetos ambientais em comunidades cristãs. O Brasil demonstrou vanguarda apresentando as ações do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social nas Igrejas Evangélicas Brasileiras, coordenado pela ONG conservacionista A Rocha Brasil.

Desde o Fórum Social Mundial - 2005 ocorrem mobilizações em torno deste tema no Brasil, onde foi lançada a rede Jubileu da Terra com a presença da então ministra do meio ambiente Marina Silva. Culminando em 2006 e 2007 na realização do "Fórum Missão Integral: Ecologia e Sociedade" que congrega pessoas e instituições em torno das questões ambientais.

Para saber mais:

http://ifessocc.wordpress.com/
http://www.arocha.org/br-pt/176-DSY.html
http://www.ultimato.com.br/?pg=show_conteudo&util=1&categoria=1&registro=850

Nenhum comentário: