domingo, 5 de outubro de 2008

Idéias para esfriar o planeta serão premiadas no Japão

Por Sabrina Domingos, do Carbono Brasil

Até esta sexta-feira (03), idéias e projetos para combater o aquecimento global podem ser apresentados ao concurso “Cool the Earth”, organizado pela associação japonesa Eco Business Creation. O objetivo é coletar o máximo de sugestões para ajudar a esfriar o planeta por meio da redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Pessoas de todo o mundo podem participar apresentado novas propostas para se combater as mudanças climáticas.

Com base nas idéias inovadoras recebidas, os organizadores irão desenvolver protótipos dos projetos no Japão para estabelecer modelos para redução de emissões. Os resultados serão relatados à comunidade internacional na esperança de se promover inovações mais avançadas para redução de CO2.

Podem participar do concurso empresas, organizações não-governamentais, organizações sem fins lucrativos, grupos voluntários e cidadãos individualmente de todas as partes do mundo. As inscrições são feitas pela internet e os prêmios vão de 50 mil a 300 mil ienes (cerca de R$ 940,00 e R$ 5.640,00 respectivamente).

A entidade promotora do prêmio explica que os primeiros cinco anos de compromisso do Protocolo de Quioto iniciaram em janeiro de 2008 e que o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, incentiva a visão de uma sociedade de baixa emissão de carbono para o país. “Agora, em particular, é a hora para o Japão, que sediou a conferência para a criação do Protocolo de Quioto, reunir idéias de todo o mundo e promover estratégias efetivas”, defende a Eco Business Creation.

As propostas podem ser submetidas em quatro categorias, divididas em duas áreas. Uma delas é a de Negócios (subdividida em Doméstica e Internacional), na qual devem ser apresentadas idéias que contribuam com a redução das emissões de CO2. “Nós procuramos por idéias que possam ser aplicadas de forma a irmos adiante, não idéias que busquem expandir mercados de negócios já existentes”, definem os organizadores. Não é exigida nenhuma experiência profissional específica para os proponentes.

A outra divisão é a de Políticas ou Sistemas Governamentais (também com as subcategorias Doméstica e Internacional), para a qual devem ser apresentadas idéias de sistemas ou políticas que possam ser utilizadas por governos locais ou nacionais. “Serão bem-vindas idéias para remover barreiras que impedem o lançamento de novos negócios, ou propostas de esquemas que incentivem as pessoas a mudar o estilo de vida para reduzir as emissões de CO2”, afirma a associação. As idéias não precisam ser relacionadas com as atuais regulamentações japonesas.

As propostas podem ser apresentadas até as 17 horas do dia 03 de outubro, no horário do Japão. Inscrições domésticas devem ser realizadas em japonês e as internacionais em inglês. Depois de se inscreverem, os participantes terão acesso a comunidades especiais na internet, onde poderão trocar experiências, aperfeiçoar conhecimentos e ampliar a rede de relacionamentos. Os resultados serão apresentados no final dos meses de outubro e novembro e os vencedores serão informados por e-mail.

Para cada categoria será oferecido um prêmio principal de 300 mil ienes, que será entregue a vencedores dos prêmios especiais de 50 mil ienes. As propostas apresentadas serão avaliadas por professores de universidades japonesas com base em três critérios: viabilidade, eficácia (para a redução das emissões de CO2) e efeitos secundários.

Inscrições e mais informações:
http://eco.goo.ne.jp/topics/cooltheearth2008/english/index.html

(CarbonoBrasil)

Nenhum comentário: