terça-feira, 16 de setembro de 2008

WWF alerta para baixos níveis de gelo no Ártico

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês) advertiu nesta segunda-feira (15) para o baixo nível de gelo no Ártico e das conseqüências que isso pode ter.

Segundo uma nota distribuída pela instituição, os últimos dados revelam que este ano a cobertura de gelo no Ártico pode ser igual ou inclusive menor que a do ano passado, quando alcançou um mínimo histórico de apenas 4,13 milhões de quilômetros quadrados.

"Se levarmos em conta a redução da espessura do gelo, em conjunto há menos gelo no Ártico este ano que em qualquer outro ano desde que os controles começaram", disse Martin Sommerkorn, coordenador do programa do Ártico.

"Também é o primeiro ano em que a passagem entre América do Norte e Rússia não tem gelo", acrescentou.

O cientista explicou que a perda contínua de gelo antigo e espesso significa que o Ártico está se cobrindo de gelo cada vez mais fino e mais jovem.

Segundo os cálculos, a área de gelo que tem pelo menos cinco anos diminuiu 56% entre 1985 e 2007, enquanto os tipos de gelo antigo praticamente desapareceram.

"Estamos esperando que 2008 seja o pior ou o segundo pior ano em relação à cobertura de gelo no verão (hemisfério norte)".

"Já há sinais de que espécies como o urso polar estão experimentando efeitos negativos por causa da erosão da plataforma de gelo onde vivem", acrescentou o cientista.

Sommerkorn advertiu de que a perda de gelo afetará a Terra em geral, já que "se o gelo desaparece, as águas absorverão o calor dos raios do sol, o que contribuirá ao aquecimento global. Além disso, esse calor liberará mais gases do efeito estufa que antes estava bloqueado no gelo", alertou. (Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: