quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Relatório analisa mudança no clima na Amazônia

Por Redação do Amazonia.org

Há um processo acelerado de aumento dos extremos climáticos na região, com elevação da temperatura geral, aumento da mínima e da máxima, maior concentração de chuvas em menor número de dias, resultando em alternância de fortes precipitações com longos períodos de seca. Essa é a principal constatação do primeiro relatório regionalizado sobre as alterações climáticas na Região Amazônica, feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O primeiro, de uma série de três estudos, foi encomendado pela Companhia Vale do Rio Doce e analisa a mudança do clima e seus impactos na vegetação, agricultura, biodiversidade e capacidade de geração de energia nos Estados do Pará e do Maranhão. A série foi encomendada pela Companhia Vale do Rio Doce.

O trabalho ainda prevê que a temperatura média pode subir até 2 graus Celsius do leste do Pará até o Maranhão de 2010 a 2040, quando em todo o século passado o aumento da temperatura terra foi de apenas 0,8 grau Celsius. O resultado até o fim deste século pode ser a transformação de toda a área que vai do leste do Amazonas até o Maranhão em uma vegetação rala, semelhante à savana da África.

Veja o relatório na íntegra em http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=285318&tipo=6&cat_id=44&subcat_id=189

(Envolverde/Mercado Ético)

Nenhum comentário: